
FESTIVAL DE IMBOLC
O Imbolc ocorre no dia 1 de Fevereiro e comemora o surgimento dos primeiros sinais da primavera. Imbolc possui dois significados, o primeiro deles é "no leite" que se refere á época de lactação das ovelhas, que coincide com o fortalecimento do sol; o segundo é "apressar-se" que se refere às celebrações para que o sol vingue rapidamente sobre a escuridão do inverno.
Esse festival homenageia a deusa Brigit, responsável pelo fogo sagrado dos lares, pela inspiração dos poetas e pelos Reis; Brigit era cultuada como a Senhora da Forja e Senhora das Fontes Curativas. Sendo uma deusa tripla, seus três aspectos correspondem á Donzela (cura), Mãe (fertilidade) e Anciã (conhecimento).
O festival começa na noite do dia 31 de Janeiro, os fogos sagrados são acendidos apenas ao amanhecer do dia 1 de Fevereiro. É a época de começar os trabalhos de plantio.
OSTARA (equinócio de primavera)
FESTIVAL DE BELTANE
Beltane comemora a chegada da primavera, a fertilidade e a fartura. Simboliza a união entre as energias masculina e feminina. Cada tribo comemorava a data ao seu modo e com variações de nomes, mas sempre como uma festa alegre e sensual. Eram acendidas fogueiras no topo de montes e em lugares considerados sagrados.
A palavra Beltane tem origem no gaélico irlandês antigo Beltain que significa "fogo sagrado", e no gaélico escocês Bealltainn que dá nome ao mês de Maio.
Os festivais tinham o objetivo de tentar trazer fertilidade á terra e aos animais. Beltane ocorria na primeiro noite de lua cheia após o desabrochar das flores, o que pode variar entre 1 e 15 de Maio.
Havia alguns costumes nas noites de Beltane, como apagar todos os fogos da comunidade e reacende-los com o fogo da fogueira principal, passar o gado entre duas fogueiras para purificá-lo, queimar totens também para purificar o gado e saltar sobre as fogueiras para adquirir sua energia.
LITHA (solstício de verão)
FESTIVAL DE LUGHNASADH
O Lughnasadh ocorre em 1 de Agosto, e é um ritual de agradecimento pela primeira colheita realizada após o inverno. Esse festival é dedicado ao Deus Lugh, Deus dos Ferreiros.
Lughnasadh significa "jogos de Lugh" e durante as festividades, várias tribos celtas se encontravam e promoviam feiras e competições esportivas. O primeiro gole do vinho e o primeiro pedaço do pão eram jogados no fogo junto com papeis onde estavam escritos agradecimentos aos deuses. Amuletos e talismãs antigos eram jogados ao fogo como símbolo de renovação. Eram realizados também casamentos que duravam um ano e um dia, que poderiam ser renovados no ano seguinte.
MABOM (equinócio de outono)
FESTIVAL DE SAMHAIN
O Samhain e comemorado no dia 1 de novembro e simboliza a chegada do inverno, quando o gado era guardado em lugares seguros e os animais a serem consumidos eram abatidos. A palavra Samhain sgnifica "final do verão", é a ocasião em que os nascidos no ano anterior eram recebidos formalmente na comunidade, e é a virada do ano celta, o que a torna a mais importante das festividades, pois é o começo de um novo ciclo.

Quando anoitecia as pessoas preparavam o melhor da ultima colheita e abatiam o melhor gado para a festa. Os trajes tradicionais eram peles, folhas e ramos, também era utilizada tinta.
Costumava-se jogar objetos simbólicos nas fogueiras com intenção de realizar desejos e jogar também os ossos do gado abatido e deixar comida como oferenda aos deuses em bosques e lugares ao ar livre. As pessoas deixavam suas casas abertas para receber os espíritos de seus ancestrais. No fim das festividades iluminavam seus lares com as chamas da grande fogueira do Samhain, deixando toda a aldeia protegida durante a noite.
Obs.: As datas estão de acordo com as estações no hemisfério Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário