segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dragões, de deuses a encarnações do mal

    Bom, dragões são seres mitológicos, reptilianos, que cospem fogo e são conhecidos mundialmente. Os dragões mais populares são o europeu e o made in China, mas não existem apenas esses dois, dragões povoam a mitologia da maior parte das culturas do planeta.
    Acredita-se que esse mito surgiu por causa de fósseis de dinossauros encontrados pelo homem, que foram associados como ossos de dragões.

NA EUROPA: BESTAS TERRÍVEIS

    Por essas bandas os dragões eram conhecidos como seres malignos e caóticos, apaixonados por ouro e detentores de poderes mágicos.
    Os dragões costumavam ter a visão bastante aguçada e estima-se que essa seja a orígem do nome "dragon" em inglês, derivado de "drakon", do grego, que quer dizer "ver".
    As histórias de dragões na Idade Média eram extremamente populares, e se acreditava realmente em sua existência. Era comum se usar a imagem de um dragão em brasões de famílias e em estandartes de guerra.

Ryujin, deus das marés em ação
NO ORIENTE: DEUSES

    Na China os dragões são sábios e poderosos, e o criador descende deles. Na antiga cultura chinesa os dragões tinham importância climática, eram responsáveis pelas chuvas, e quando enfurecidos causavam terríveis tempestades.
    No Japão os dragões desempenhavam a mesma função, sendo Ryujin o mais popular, considerado o deus das marés.

NA AMÉRICA: SERPENTES ALADAS

    Os dragões não eram muito populares por aqui pelas Américas, em suas aparições em mitos eram registrados como criaturas draconídeas ou serpentes aladas.

    Dentre muitos outros tipos existem ainda dragões do Oriente Médio e da Mesopotâmia, onde eram considerados encarnações do mal, e viviam uma vida de crimes.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Hercólobus, O Planeta Vermelho

    Hercólobus é um planeta gigante, para quem acredita em sua existência, e é conhecido por vários outros nomes, como: Planeta X, Planeta Vermelho, Nibiru, Planeta Purificador, entre outros, sendo a denominação Hercólobus a mais popular.
    De acordo com a Gnosis, Hercólobus se alinha com a Terra a cada 25.968 anos, e é seis vezes maior do que Júpiter, acredita-se que sua aproximação influencia no clima e no magma terrestres e seu alinhamento com a Terra teria causado o desaparecimento de Atlântida. Diz-se que a aproximação desse planeta é o verdadeiro causador das mudanças climáticas que ocorrem atualmente, e seu próximo alinhamento com a Terra verticalizará os polos terrestres, isso causará catástrofes e a submersão da maior parte dos continentes, mas isso não seria o fim do mundo, o planeta passaria por grandes transformações e apenas os escolhidos seriam conduzidos a um lugar seguro, de onde assistiriam a essas transformações e quando fosse possível reabitariam o planeta.
    Hercólobus pertence ao sistema solar de Tylos ou Taigueta, cujo sol é Alcione, que é vizinho ao nosso sistema solar, e devido ao formato elíptico de sua órbita ele se aproxima periodicamente de nós.
    Já os pesquisadores afirmam a presença de um enorme planeta frio, envolto por uma atmosfera vermelha, que atua no sistema solar, mas gravita em torno de Barnard. Seu tamanho é incerto. Este seria Hercólobus, seu alinhamento com a Terra, na teoria dos pesquisadores, ocorre a cada 6000 anos. Sendo assim, cada passagem do planeta vermelho coincide com uma alteração do eixo da Terra e uma Grande Glaciação, além de grandes catástrofes.
    Mas para os astrônomos atuais Hercólobus não existe, pois sendo tão grande seria visível até mesmo ao mais simples telescópio, o que não foi registrado nem mesmo pelos mais equipados observatórios.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Cultura Celta - Deuses

    Os deuses celtas, diferente da maioria dos deuses que conhecemos, não são imortais, nem tem aquele ar de pureza que os deuses costumam ter. Estes estão mais para seres da floresta e corajosos guerreiros, mas ainda assim poderosos e reverenciados. Existem muitos deuses na cultura celta, aqui falaremos apenas dos principais.

BALOR

    É o deus da morte, um rei gigante. Balor tinha um olho maligno, e a quem ele olhasse com raiva morria, suas pálpebras eram tão pesadas que precisava de ajuda para levantá-las.

DAGDA

    É o protetor da tribo, e é considerado o deus base, aquele que originou todos os outros. Dagda usa uma clava e um caldeirão mágico.

DANA

    É a maior deusa celta, seu nome remete á conhecimento. É a senhora da luz e do fogo, e a responsável por garantir proteção e justiça.

Morrigan, a deusa da guerra
MORRIGAN



    É a deusa da guerra. Ás vezes é citada como uma deusa tripla, mas não se sabe ao certo. Morrigan possui incríveis habilidades em batalha, dizem que era capaz de cegar seus inimigos com uma névoa espessa, se transformar em um corvo, um lobo ou uma anciã, dominava os segredos das ervas, que usava tanto para curar quanto para matar. Morrigan quer dizer "Grande Rainha", e a única coisa capaz de derrotá-la foi o amor.

ABNOBA

    É a deusa da floresta e do rio, é cultuada na Floresta Negra. Abnoba é uma deusa gaulesa.

AIRMID

    É a deusa da cura e da medicina, guardiã da juventude eterna, com seus poderes Airmid pode curar animais e humanos.

ANDRASTA

    É a deusa da vitória, das batalhas e dos céus. Andrasta está associada á lebre e seu nome quer dizer "Invencível".

ANGUS MAC ÓG

    É o deus da juventude, da beleza e do amor. É responsável pela inspiração poética, seu nome significa "O filho mais novo".

ARDUINA

    É associada á Ártemis grega, é a deusa de Ardennes

BELENUS

    É o deus do Sol e do fogo. Pode ser associado ao sucesso, á ciência e á agricultura.

BRIGIT

    É a deusa do fogo, da cura, da fertilidade e dos metais. Brigit é mais reverenciada pelos bardos, é associada á água doce de poços e fontes.

BILÉ

    É o deus do mundo dos mortos, aquele que acompanha os mortos ao outro mundo.

GOVANNON

    É o deus da ourivesaria, seu nome significa "Ferreiro". Govannon também é o deus das bebidas fermentadas.

Lugh, o deus do Sol
LUGH

    É o deus do Sol, o guerreiro mais completo. Lugh é habilidoso também em diversas outras áreas.

NUADA

    É o deus da vida e do renascimento, em sua primeira batalha perdeu um braço, que foi substituído por um membro de prata, tornanado-o conhecido como Nuada do braço de prata.

OGHMA

    É o deus da vidência e da eloquência, além de guerreiro. Oghma usa um arco e um bastão como armas.

RHIANNON

É a protetora dos cavalos e das aves, é aquela que rege os encantamentos, a fertilidade e o mundo dos mortos. É a rainha dos gauleses e costuma aparecer montada em um cavalo branco e veloz.

BOANN

    É a deusa do Rio Boyne, é associada ás artes e á fertilidade.

BRON

    Era o protetor dos bardos, Bron era um gigante e possuia uma caldeirinha mágica que ressuscitava os mortos.

ÉPONA

    É a deusa protetora dos equinos, representa a fertilidade, além de proteger os equinos também conduzia as almas dos mortos.

LUCHTAINÉ

    É o carpinteiro dos deuses, está associado á arte.

LLYR

    É o guardião da entrada de Avalon, é o filho do deus do mar.


Essa foi a ultima postagem do tópico "Cultura Celta", se quiser mais sobre a cultura celta ou sugerir tópicos envie um e-mail para dahoraomundoblog@hotmail.com ou fale conosco no twitter @DahoraoMundo. Ou comente aqui.